Objetivo da viagem: Participar do 23º Festival Internacional de Balonismo na cidade de Torres – RS.
Planejamento:
Saída de São José: 21/04 as 07hs
Retorno: 23/04 à tarde
Experiência:
Várias pesquisas ao longo da semana que antecedia a viagem: pontos turísticos, hotéis, pousadas e curiosidades para conhecer.
Encontrar hotéis ou pousadas com disponibilidade para reserva foi tarefa difícil, já que a grande maioria só contava com pacote de no mínimo três diárias devido ao Festival de Balonismo; foi complicado achar só duas pernoites. Mas como tudo se resolve, achamos uma pousada com vaga, reservamos e efetuamos o pagamento de 50% do valor das diárias.
Roteiro planejado e rota programada no GPS (estamos “chiques” agora). Saímos de casa às 07:30 hs e em poucos quilômetros começaram as filas na BR 101. Um pouco de chuva para moto não chegar limpa e muitas motos na estrada durante todo o percurso. Na única parada que realizamos conhecemos um motociclista de Blumenau que estava indo para Porto Alegre com sua Twister 250cc.
Chegamos a Torres às 10:40 hs. Na pousada, surpresa e decepção ao percebermos que o quarto era péssimo e sujo e nosso cansaço fez aumentar estes sentimentos. O lugar não condizia com nossas expectativas que eram bem simples: limpeza e segurança. Não somos exigentes, mas gostamos de um bom café da manhã e um lugar no mínimo limpo, só isto.
Saímos da pousada para almoçar ao lado do rio Mampituba, que faz a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e em seguida fizemos uma volta pela cidade com intuito de talvez achar outro lugar para pernoitar.
Fomos à cidade vizinha de Passo de Torres – SC onde conhecemos a Pousada Moradas do Sol Nascente. Pra não perdermos muito tempo e não sermos surpreendidos, a Dayana foi verificar o local enquanto eu a aguardava na moto. Ela voltou deslumbrada e quando eu vi o lugar entendi o que a encantou. Os aptos e bangalôs estavam lotados e recebemos do proprietário uma proposta diferente do que tínhamos planejado. Seu Guilherme ofereceu-nos uma cabana, muito jeitosa e limpa, para dormir e nos explicou que cozinha, banheiros e mesas eram compartilhados pelos demais hóspedes de cabanas como a nossa. A princípio isto não era o que eu particularmente queria, mas bastou uma simples olhada para eu mudar completamente de ideia.
O lugar era magnífico; tranquilidade, ambiente familiar, de frente para o mar e garagem para a moto. Tudo perfeito, mas não teríamos café da manhã, e , acreditem, mesmo assim concordei em mudarmos de local. Afinal, não há café da manhã melhor que o da minha esposa!
Ah, a única coisa “chata” foi dormir com o barulho do mar, mas a “compensação” veio ao vermos o nascer do sol da nossa cabana.
Voltando para Torres –RS demos algumas voltas para conhecer o melhor da cidade e depois nos dirigimos para o evento de balonismo, onde as 16hs haveria uma das provas com balões. Mesmo cansados, foi espetacular ver bem de perto este feito do homem em harmonia com o céu azul maravilhoso daquela tarde de quinta-feira.
Enchendo o balão |
Cansados, mas curtindo muito |
Quase cheios |
Muito fogo para esquentar o ar dentro do balão |
36 balões coloriram o céu de Torres naquela tarde |
À noite, depois do banho e já na nossa nova pousada, fomos conhecer mais a cidade e jantar. Apenas um comentário que vale para todas as refeições que fizemos: comida muito boa, com ótimo atendimento, sem demora e boa estrutura para receber o turista. O preço? O justo.
Enfim, noite de sono merecida e com direito a sonhar que o dia seguinte será sempre melhor. E assim foi, fomos contemplados com um nascer do sol admirável, ainda deitados na cama.
Um café da manhã rápido e gostoso, porque às 7hs estava marcada a primeira prova de balões do dia. As fotos falam melhor do que as palavras...
Depois do balonismo, fomos conhecer as praias de Torres. São poucas, porém são todas belas, majestosas e grandiosas. Vou deixar as fotos falarem por si mesmas....
Beira mar, ótimo local para jantar |
Morro do Farol |
Um detalhe é o Parque da Guarita. Uma bonita estrutura tão perto da praia e com uma natureza incrível que Deus criou e que o homem preservou e mantém.
Valeu a pena acordar e sair antes das 7h da pousada....
Depois disto tudo, almoço e na sequência um cochilo merecido para recarregar as pilhas e as baterias da máquina fotográfica também.
À tarde, mais uma prova de balonismo e o espetáculo da apresentação da Força Aérea Brasileira com a Esquadrilha da Fumaça. Um momento único do festival em que o público vibrou e aplaudiu esta equipe de pilotos e suas máquinas.
Por fim, aguardamos a carreata no centro da cidade onde as caminhonetes passam pelas principais ruas e acendem o fogo dos maçaricos aleatoriamente e voltam ao parque do evento onde fazem um show noturno com os balões. Infelizmente foi cancelada devido à chuva que estava começando, aproveitamos para antecipar nosso sono.
Durante a noite houve muita chuva, raios e trovões e no início do sábado ficou assim também. Em nossos passeios sempre vamos ao culto no sábado pela manhã, mas desta vez decidimos permanecer na pousada. Tomamos café na cabana, olhamos a chuva, almoçamos, nos equipamos e partimos rumo a nossa casa.
Fizemos uma viagem tranquila, sem movimento e sem nenhuma eventualidade.
Chegamos ao nosso lar às 16hs, felizes e com a mente renovada. Cansados? Sim, mas uma noite de bom sono resolve, porque domingo de Páscoa é dia de almoçar com a família. Por isto vamos até Jaraguá do Sul almoçar com minha avó e voltamos para casa (+ 400 km de ida e volta).
Chegamos ao nosso lar às 16hs, felizes e com a mente renovada. Cansados? Sim, mas uma noite de bom sono resolve, porque domingo de Páscoa é dia de almoçar com a família. Por isto vamos até Jaraguá do Sul almoçar com minha avó e voltamos para casa (+ 400 km de ida e volta).
Dados:
Total de Km São José – Torres – São José: 641.3 km
Diária na cabana: R$ 50,00
Média do almoço por dia: R$ 35,00
Aprendizados
- Atente para os detalhes, não confie apenas em fotos;
- Planejamento é tudo, você ganha muito tempo na hora de executar, mas esteja preparado quando uma das etapas falhar;
- Podemos fazer algo muito divertido e diferente, fazendo coisas muito simples todos os dias;
- É incrível reviver o que fazíamos dos 12 aos 17 anos em acampamentos de jovens;
- Tenha “aparatos” tecnológicos, mas não seja refém deles. Largue o celular, não dependa do GPS para conhecer lugares e principalmente, converse com os moradores, eles tem muito a oferecer;
- Fomos perguntar a um senhor que estava pescando qual era o peixe que estava pulando no rio e recebemos um convite para comer um churrasco no estande dos Coyotes dentro do evento de balonismo;
- Ganhamos amigos pela simplicidade, sinceridade e principalmente pela segurança que passamos aos outros; não existe posição na sociedade, cilindrada de moto, cor da pele ou do cabelo;
- Todos nós gostamos da zona de conforto, zona de segurança e por isto eu e a Dayana levamos uma frase com a gente e sempre nos perguntamos diante de um desafio antes nunca vivenciado: “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?” Analisamos a situação e daí tomamos a decisão.
- Deus sempre sabe o que é melhor. Perdemos uma diária na primeira pousada sim, mas se não fosse isto não teríamos vivido momentos únicos diante da beleza da natureza na Pousada Moradas do Sol Nascente.
“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Sal 19:1"
Jean!!! Parabéns pelo post!!! Maravilhoso!!!
ResponderExcluirE as fotos, hein?! Realmente falam por sí só!!!
Beijo pro casal!!!
http://porjulimari.blogspot.com
Jean,
ResponderExcluirAs fotos ficaram show!! Passei por lá no domingo de manhã mas os balões já haviam descido, foi uma pena. Na próxima estarei lá de certeza.
Grande Abraço.
Tiago
Oie, adorei o POST, fiquei com vontade de conhecer e fazer esse passeio tb! Que lugar maravilhosooooo... lindo!
ResponderExcluirBelo POST com belas fotos.
Parabéns!
http://julianalisot.blogspot.com
Nossaaa
ResponderExcluirmuito bonitas as fotos!!!!
Deu uma vontadeee de viajar!
bjs
Legal, Jean! Suas fotos ficaram muito boas e o céu azul colaborou. Nós fomos à Serra do rio do Rastro e nos quilômetros iniciais também pegamos uma chuva, só para sujar a moto ;-)
ResponderExcluirJean Cara Show de bola, Parabéns da próxima vez convida rsrsr
ResponderExcluirNossa que legal as fotos Jean. Parabéns, é muito lindo.
ResponderExcluirAno que vem quero levar minha filha para ver. Pessoalmente deve ser mais lindo ainda.
Caro Jean, estavamos neste dia em Praia grande, fomos conhecer o canyon do Itaimbezinho, estavamos em 8 motos, 5 do motogrupo floripa, eu e mais 2 colegas de fora do grupo. Estivemos em Torres no sabado a tarde também, mas esperamos 2:30 Hrs pelo almoço que só terminou por volta das 5 da tarde. Depois disso a muvuca em torres estava tao grande que resolvemos voltar a praia grande sem ver um unico balao, rsrsrs. Por pouco nao nos cruzamos na estrada, ja que voltamos pra casa tbm no sabado. Um abraço e boas viagens. Adriano Abreu. Palhoça - SC
ResponderExcluir