Carnaval de 2012, não estávamos com grandes planos para viajar. Por isto, fomos até Jaraguá do Sul na casa da minha avó e domingo nosso objetivo foi a Rota das Cachoeiras em Corupá - SC.
Um pouco sobre a cidade de Corupá:
Corupá é um destino de beleza surpreendente para os apreciadores de turismo ecológico, rural, de aventura e de compras. Com 12.500 habitantes, fica aos pés da Serra do Mar, em um vale rodeado de quedas d'água e de Mata Atlântica. Seu nome em língua indígena significa "lugar de muitas pedras". Fundado em 1897 por colonizadores alemães, italianos e poloneses, chamou-se inicialmente Hansa Humboldt em homenagem ao alemão Alexandre Von Humboldt. Em 1958 foi desmembrado de Jaraguá do Sul e conquistou a emancipação política.
A economia local se baseia na agricultura, em especial a bananicultura, que lhe dá o título de Capital Catarinense da Banana. O artesanato com produtos de banana é uma marca da cidade. A partir dos anos 1940, Corupá também passou a ser conhecida pelo cultivo em grande escala de orquídeas e bromélias. Hoje as plantas abastecem os mercados nacional e internacional. Na indústria, destacam-se as movelarias, metalúrgicas e madeireiras.
Situa-se a 19 km de Jaraguá do Sul e 210 km de Florianópolis. A localização geográfica no início da subida do Planalto Norte, entre dois pólos regionais - Jaraguá do Sul e São Bento do Sul - faz do município uma escala imperdível para quem percorre o Caminho dos Príncipes. A Rota das Cachoeiras é o principal atrativo turístico.
Fonte: http://www.corupa.sc.gov.br/turismo/
Rota das Cachoeiras
O Rio Novo nasce nos campos do planalto e despenca até a planície através das montanhas da Serra do Mar, formando diversas quedas d’água.
As 14 cachoeiras, que formam a Rota das Cachoeiras, estão localizadas numa área de 100 hectares com desnível aproximado de 600 metros. O trajeto das quedas, todas em seqüência, é feito por duas trilhas sinalizadas:
- A Trilha Passa-Águas que contorna o rio e permite a caminhada próximo às águas, tem extensão de 2.900 metros e tempo de percurso aproximado em 3h30min, ida e volta;
- A Trilha do Araçá foi a primeira trilha aberta, liga a primeira e a decima quarta cachoeira, seu percurso é feito através da mata, tem extensão de 2.500 metros e também dura em torno de 3h30min, ida e volta.
Fonte: http://www.corupa.sc.gov.br
O Percurso
Saímos de Jaraguá do Sul por volta das 8hs, depois de um delicioso café da manhã na casa da Oma. Dispensa comentários!
Depois de 20 minutos, de excelente estrada e montanhas chegamos a Corupá. A estrada até as Cachoeiras é sinalizada e estava em boas condições, mesmo considerando os mais de 10km de estrada de chão.
Não sabíamos o que nos esperava, mas sabíamos que o recomendado era tênis e roupas leves.
Após passar esta ponte, existe um mini mercado onde compramos os ingressos para entrada na cachoeira.
Mini mercado, compra de ingressos |
Praticamente deste ponto em diante, foram alguns km de estrada de chão e calor.
Com o calor que estava, ver esta água renovava a ideia de realizar um mergulho em águas geladas!
Em fim, chegamos ao local. Daqui para frente as fotos falam mais!
Cachoeira - 01 |
Com muito pique |
Cachoeira - 02 |
Cachoeira - 03 |
A dificuldade estava aumentando |
Cachoeira - 04 |
Cansada? |
Pessoal carregando as energias, Cachoeira - 05 |
A última tem um longo trajeto de caminhada em meio a mata, um percurso maior do que as demais. Com certeza a imagem abaixo mostra a retribuição do esforço.
Cachoeira - 14 |
Executamos o seguinte plano, subimos todas as cachoeiras e conhecemos todas. No retorno (pelo mesmo caminho) optamos em parar para tomar banho em algumas e administramos o tempo de forma que pudéssemos chegar com segurança a base.
Levamos mochila com muita água, bolachas e frutas. Iniciamos a subida por volta das 09:30hs e retornamos praticamente as 16hs.
Obs. A moto ficou em estacionamento do próprio parque. Local seguro e tranquilo!
Mais algumas fotos, durante o percurso...
Mais algumas fotos, durante o percurso...
Melhor local para banho |
Resumo das Cachoeiras |
Fazer algo simples, mas diferente é o que nos motiva. E sempre nos perguntamos: Quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez? (Dale Carnegie).
Espero que tenham gostado e que as informações postadas aqui possam ser úteis para os aventureiros!
Publicado em 07/dez, sendo que o passeio ocorreu em 19/fev.
Muito Top...
ResponderExcluirMe ajudou bastante...
Vou pra lá em breve... ;D
Belo Lugar!
ResponderExcluir