Pular para o conteúdo principal

Serra do Rio do Rastro

Feriado de dia do trabalhador do ano de 2012.


Um dia para sair, passear e se divertir....  só pode ser um passeio perto de moto! Onde?
Entre as opções disponíveis a que mais eu sonhava em fazer de V-Strom é a Serra do Rio do Rastro. Uma estrada maravilhosa, com vistas magnificas e encantadoras.
Já conhecíamos o trajeto, tivemos a oportunidade de fazer este mesmo roteiro em 2009 quando compramos nossa primeira falcon 2005 (não existia este blog). Longa história!
Apesar de ter passado pelo local em outras oportunidades de carro e de moto, nunca fizemos o mesmo com a “Gorda”. Para fazer curvas a V-Strom é show!
Saímos de casa cedo, por volta das 5 horas da manhã. Fomos em direção a cidade de Orleans, onde foi nossa primeira parada para abastecer a moto e tomar um café.
Poucos metros adiante, iniciamos o processo de subida. Dali em diante as fotos falam mais que as palavras.
Uma parada e os saguis fazem a festa com os turistas...



Chegando ao topo, encontramos muitos motociclistas. Inclusive de Jaraguá do Sul (minha terra natal) que estavam voltando de Gramado-RS. Lógico que a vista da serra é a grande atração do local.




Uma relíquia andando, apenas com um pouco de dificuldade para dar a partida.
Seguimos a diante, agora com objetivo de almoçar. Passamos por alguns restaurantes, mas nenhum do nosso gosto! 
Entramos em direção a estrada que leva a Urubici, entre retas e curvas chegamos ao mirante no qual é possível visualizar a pequena cidade. Só fotos...


Chegando na cidade, encontramos um restaurante que quase já não tinha mais comida mas conseguimos raspar as penelas e almoçar em um local quente e tranquilo.
Gostaríamos de ter visitado o morro da igreja, outro local fantástico e ficava muito perto de onde estávamos. Infelizmente com o tempo nublado não vale a pena subir por que não vai dar para visualizar absolutamente nada.
Depois de almoçar, seguimos até a BR-282 onde iniciamos a descida para o litoral. O mais interessante de uma viagem de moto é você aproveitar e curtir as vontades, e foi isto que fizemos quando chegamos no trevo de Rancho Queimado. Tínhamos a curiosidade de passar por Angelina e sair em São Pedro de Alcântara. Sabíamos que era possível, mas não tínhamos a ideia de como estava a estrada.
Em fim, uma parada para fotos na famosa cachoeira na estrada que leva a cidade de Angelina.
Depois de passar pelo centro da cidade (onde existe um delicioso picolé de amendoim) seguimos as placas e descobrimos que a estrada é de chão... Aproximadamente 40 km.


Agora a preocupação era com a chuva, mas graças a Deus ela segurou até agente chegar em casa.
A estrada não estava tão ruim, o chato é a poeira e o cansaço do final do dia. Mas encaramos como um passeio e assim tudo fica mais fácil.  Tem lugares, sítios lindos escondidos no meio do mato. São casa grandes, tanques de peixe e pastos verdes e limpos. Muito legal!



Até a chegada na cidade de São Pedro de Alcantara e mais tarde chegando em São José.




Em fim, fizemos um excelente passeio sem muito planejamento e sem nenhuma perspectiva. Para isto precisa de boa vontade, moto com manutenção em dia e equipamento com segurança. As recompensas sempre são maiores do que qualquer expectativa.
Obs. Este passeio como mencionado aconteceu em maio de 2012, infelizmente só conseguimos postar muito tempo depois.

Comentários

  1. Davi Moreira24/08/2014, 10:26

    Olá! Essa estrada de São José à Angelina via São Pedro de Alcântara foi meu primeiro passeio com a Malu, minha Falcon 2014. Sou de RO, então estava procurando mesmo um pouco de chão para relembrar os tempo de criança. O segundo passeio foi a São Bonifácio, que também vi em seu blog. Também moro em São José. O próximo será à Serra do Rio do Rastro, exatamente como vocês fizeram. Só me falta tempo . . . Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá estou pretendendo fazer essa rota, mas qual a melhor época/ subir ou descer? Horário de início? Hospedagem, alimentação etc. Se alguém puder me ajudar.
    barellaadv@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, como está a pista? Tenho uma custon, aguenta bem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Jean e Dayana Raduenz

Postagens mais visitadas deste blog

Férias pelo Uruguai (Rivera, Montevidéu e Chuí)

Montevidéu ou Montevideu (em castelhano: Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul e a capital mais jovem da América Latina, fundada entre os anos 1724 e 1730. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo. Quase a metade da população do país, ou 1,4 milhão de habitantes, mora nessa metrópole, que possui uma arquitetura charmosa e preservada, onde vale a pena andar a pé e admirar suas ruas elegantes. A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de exportação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma o porto natural mais importante do país e o melhor da América do Sul, pela qual saem e entram as mercadorias exportadas e importadas. Os cidadãos de Montevideo são conhecidos como pessoas cultas e elegantes. (Fonte: www.wikipedia.org ) ...

Um dia pelo Norte de SC

Após um ano de grandes desafios (2014), quase no final do ano resolvi fazer um passeio de moto pelas cidades no norte do nosso estado de SC. Obs. Infelizmente faz muito tempo que não atualizo este blog. Neste momento da vida, estarei tentando relembrar os passeios feitos e postar algo que possa ser interessante compartilhar. Taphyoka - Timbó-SC Segue o trajeto realizado: Após o trajeto de São José até Timbó, chegamos na cidade. A foto abaixo é a praça central.  Na cidade, o principal objetivo era conhecer o ponto turistico da cidade...   Taphyoka.   Um local muito agradável e com muita aguá do rio que corta a cidade. Praça de Timbó - SC Após algumas voltas, cheguei ao local de destino. Como os dias anteriores foram de muita chuva, a água do rio estava bem suja.  Mas existem fotos na internet desta aguá bem limpa em dias normais. Depois de passar um bom tempo desfrutando deste lugar, segui minh...

Férias em Campos do Jordão - SP

Sobre a cidade: Campos do Jordão localiza-se a 1.700 metros de altitude e pesquisas científicas acusaram a superioridade de seu clima em relação a Davos Platz, nos Alpes Suiços, bem como um teor de oxigenação e ozona superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza do ar. Campos do Jordão apresenta vantagem sobre as demais estâncias climáticas brasileiras: o seu clima tropical de montanha faz com que o sol esteja presente praticamente o ano todo. A luminosidade costuma atingir o seu grau máximo no inverno, quando então a temperatura chega a 5 graus negativos, embora já tenha atingido, no passado, a 18 graus abaixo de 0, em 1992. Fonte: http://www.netcampos.com Portal da Cidade de Campos do Jordão - SP Como realizamos esta viagem: Dez dias de férias. Como aproveitá-los ao máximo? Sem sombra de dúvida, dando uma esticada de moto!!! Perfeito! Mas qual seria o destino?  Minha ideia inicial era visitar  nosso país vizinho, isto mesmo, o Uruguai. Mas...