Pular para o conteúdo principal

São Bonifácio

Depois de um longo período sem viagens de moto...
sábado para descansar, aproveitar a natureza e um motivo para inaugurar a moto na estrada.


São Bonifácio foi o destino escolhido. Minha esposa e companheira de todos os passeios esta grávida da Alice, são 7 meses de barriga que não sobem mais em moto. Por isto o passeio foi solo e será por algum tempo.

Um pouco da história da cidade, copiado do site da cidade  (fonte:  http://www.saobonifacio.sc.gov.br):

"São Bonifácio, Município de origem alemã, sendo a maioria proveniente da região da Westphália - Alemanha, por volta de 1864. Inicialmente instalaram-se na Colônia de Teresópolis e posteriormente no Vale do Rio Capivari, hoje São Bonifácio. Em 23 de setembro de 1918 tornou-se Distrito de Palhoça, através da Lei Municipal nº 271 e em 23 de agosto de 1962, através da Lei nº 840 foi elevado a categoria de Município, sendo que sua instalação ocorreu em 29 de dezembro de 1962.

Nosso principal acesso é feito pelo sentido norte, através da SC-435, denominada Rodovia Pe. Sebastião Antônio van Lieshout, partindo da BR 282, no Km 41. No sentido sul, também através da SC-435, partindo da SC-438, na cidade de Gravatal. A economia baseia-se na agricultura, pecuária de leite e corte, apicultura, avicultura, beneficiamento de madeira, indústrias de lacticínios e turismo, com forte vocação voltada ao turismo ecológico. Somos detentores do título de Capital Catarinense das Cachoeiras (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004)".  

O passeio iniciou as 13:30hs, saindo de casa pegando a BR-101 em direção a Santo Amaro. Depois de alguns kms pela BR-282, aparece a entrada para cidade de São Bonifácio.
A estrada tem paisagens fantásticas, asfalto perfeito e muitas curvas para fazer o que gostamos: andar de moto!

Comparando a V-Strom nova com o modelo anterior, sinto que a ciclística mudou bastante. O som do motor, peso e guidão sofreram alterações. É um nova moto, mais leve e mais rápida.  

Mantive ao longo do passeio as recomendações do manual para amaciamento do motor, não passando de 5.000 RPM. Com esta configuração é possível andar no máximo a 120km/h.

O percurso:



Paradas para as fotos, muitas paradas. Minha fotógrafa faz falta!





Fotos realizadas de um pequeno mirante que existe, ainda na cidade de Águas Mornas.  O dia estava perfeito, com sol e céu azul.  Mas, em determinados pontos da estrada, fazia muito frio devido à vegetação. Muitos pontos com asfalto molhado, onde o sol não chega, o que fazia a estrada ficar perigosa, principalmente nas curvas.





Esta é a gruta Bom Pastor. Um local que chamou a atenção porque fica ao lado da estrada, com muitos bancos. Todos limpos e com uma tranquilidade que dava vontade de ficar deitado nos bancos para escutar o barulho da água.




As paisagens são incríveis, principalmente quando fazem lembrar da nossa infância. Rios com muita água, locais para brincar sem perigo, ar puro e um luxo de simplicidade que não existe nas cidades grandes. Pessoas tranquilas andando de bicicleta e crianças brincando de carrinho e de bonecas.






A foto abaixo, mostra a praça central da cidade. Ao fundo, o hospital público da cidade.




Até o cemitério é bonito e enfeitado com flores...


A 75km de Florianópolis, uma cidade que dá vontade de morar. 


Resumo:

As 16:30hs estava em casa, renovado e feliz da vida com a moto.
Ao total foram 149,4 km.
A moto fez média de 24,7 km / Litro 

São momentos tão simples como estas horas na moto, que podem fazer a gente pensar em tantas coisas. São momentos que proporcionam sentimentos, imagens, adrenalina e recordações que renovam o espirito da vida rapidamente.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias pelo Uruguai (Rivera, Montevidéu e Chuí)

Montevidéu ou Montevideu (em castelhano: Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul e a capital mais jovem da América Latina, fundada entre os anos 1724 e 1730. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo. Quase a metade da população do país, ou 1,4 milhão de habitantes, mora nessa metrópole, que possui uma arquitetura charmosa e preservada, onde vale a pena andar a pé e admirar suas ruas elegantes. A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de exportação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma o porto natural mais importante do país e o melhor da América do Sul, pela qual saem e entram as mercadorias exportadas e importadas. Os cidadãos de Montevideo são conhecidos como pessoas cultas e elegantes. (Fonte: www.wikipedia.org ) ...

Um dia pelo Norte de SC

Após um ano de grandes desafios (2014), quase no final do ano resolvi fazer um passeio de moto pelas cidades no norte do nosso estado de SC. Obs. Infelizmente faz muito tempo que não atualizo este blog. Neste momento da vida, estarei tentando relembrar os passeios feitos e postar algo que possa ser interessante compartilhar. Taphyoka - Timbó-SC Segue o trajeto realizado: Após o trajeto de São José até Timbó, chegamos na cidade. A foto abaixo é a praça central.  Na cidade, o principal objetivo era conhecer o ponto turistico da cidade...   Taphyoka.   Um local muito agradável e com muita aguá do rio que corta a cidade. Praça de Timbó - SC Após algumas voltas, cheguei ao local de destino. Como os dias anteriores foram de muita chuva, a água do rio estava bem suja.  Mas existem fotos na internet desta aguá bem limpa em dias normais. Depois de passar um bom tempo desfrutando deste lugar, segui minh...

Férias em Campos do Jordão - SP

Sobre a cidade: Campos do Jordão localiza-se a 1.700 metros de altitude e pesquisas científicas acusaram a superioridade de seu clima em relação a Davos Platz, nos Alpes Suiços, bem como um teor de oxigenação e ozona superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza do ar. Campos do Jordão apresenta vantagem sobre as demais estâncias climáticas brasileiras: o seu clima tropical de montanha faz com que o sol esteja presente praticamente o ano todo. A luminosidade costuma atingir o seu grau máximo no inverno, quando então a temperatura chega a 5 graus negativos, embora já tenha atingido, no passado, a 18 graus abaixo de 0, em 1992. Fonte: http://www.netcampos.com Portal da Cidade de Campos do Jordão - SP Como realizamos esta viagem: Dez dias de férias. Como aproveitá-los ao máximo? Sem sombra de dúvida, dando uma esticada de moto!!! Perfeito! Mas qual seria o destino?  Minha ideia inicial era visitar  nosso país vizinho, isto mesmo, o Uruguai. Mas...